Abril'19

Por volta de 2010 , já não me recordo exactamente como, dei de caras com um vídeo da bailarina Sharon Kihara e mais tarde um vídeo da rainha do Tribal Fusion Bellydance: Rachel Brice. Todo aquela mística enigmática, intensa e alternativa me cativou de imediato e pensei que gostaria de um dia dançar assim. Já tinha experimentado Dança Oriental, mas para ser sincera na minha arrogância de jovem adulta achei fuleiro, que não é era para mim (em minha defesa a “professora” que tive o primeiríssimo contacto não ajudou).

Algum tempo depois, fiz Erasmus em Madrid e fazendo uma pesquisa descobri o estúdio Nieblas de Avalon, a escola dirigida por Morgana. Ai a minha paixão pelo universo tribal se intensificou. Voltei a Portugal e pensava eu que não haveria este género de aulas em Lisboa, até que um dia , passeando por Lisboa, encontrei o estúdio Mahtab Danças Étnicas e inscrevi-me em todas as aulas de fusão que havia (Fusão Tribal, ATS® e Indie Fusion). Posso dizer que este estúdio e as pessoas que lá conheci mudaram muito a minha vida.

Não foram precisos muitos meses para perceber que sem aulas de Dança Oriental a minha aprendizagem seria muito limitada e por isso no ano a seguir fazia todas as aulas de Dança Oriental e fusões que o estúdio oferecia.

Com as minhas primeiras professoras aprendi a valorizar a Dança Oriental com toda a sua riqueza. É uma dança profundamente complexa, com muita história, uma diversidade de estilos, dezenas de danças folclóricas...

Identifico-me profundamente com o estilo Fusão Tribal e sinto uma liberdade que vai mais de encontro com a minha essência, mas nunca deixei de estudar Dança Oriental clássica/ tradicional. Na minha opinião Tribal Fusion Bellydance passa primeiramente por uma técnica oriental refinada e só depois as outras técnicas poderão ser adicionadas. Tribal Fusion Bellydance é um braço da Dança Oriental e todas as bailarinas profissionais desta área devem estudar profundamente esta base. Como também acredito que bailarinas de Dança Oriental clássica estudando um pouco técnicas de Fusão Tribal lhes será altamente benéfico.

Tenho pena de hoje em dia sentir a desvalorização da Dança Oriental na comunidade de Fusão Tribal, como se tudo o que vem de fora seja melhor que Dança Oriental, e por outro lado sentir também que na comunidade de Dança Oriental não reconheçem a Fusão Tribal como algo que faz parte da cultura contemporânea da Dança Oriental dos dias de hoje.

Seria muito interessante se houvesse mais interligação entre as comunidades de Dança Oriental e Tribal.

Reforço que isto é apenas a minha reflexão, fruto do meu caminho nesta dança :)

RaquelFusionbellydanceLisboa.jpg